Convite - "Debate: Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho"

CONVITE


O Grupo Gestor do Programa de Saúde do Trabalhador e o Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Prefeitura Municipal de Limeira convidam para o evento:


DEBATE: “DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO”

Quem somos

O Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, é um núcleo de ação da Vigilância Sanitária do município, no qual é desenvolvido entre outras atividades o Programa de Saúde do Trabalhador/PST instituído pela Lei Municipal no. 3.232/2000, tendo seu efetivo funcionamento iniciado em 2009. Tem como missão atuar em ações de vigilância, prevenção e promoção em Saúde do Trabalhador (prevenção de acidentes de trabalho e adoecimento ocupacional) no âmbito do município de Limeira, de acordo com as diretrizes da Politica Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. Conta na sua equipe técnica com: enfermeira do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, tecnólogo de saneamento, técnico de segurança do trabalho e terapeuta ocupacional.


O Grupo Gestor do Programa de Saúde do Trabalhador, é um fórum intersetorial e interinstitucional de controle social e tem como finalidade contribuir, assessorar e legitimar as políticas de saúde do trabalhador no Município de Limeira. É composto por representantes do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, INSS, CEREST-Piracicaba, Sindicatos dos Trabalhadores e Patronal, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, garantindo assim a representatividade e participação de todos os órgãos envolvidos com a Saúde do Trabalhador.


Sobre o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho


Em 1984, no Congresso do Trabalho realizado no Canadá, sindicatos e federações de trabalhadores instituiram o dia 28 de abril como “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”, iniciativa que ganhou reconhecimento também da Organização Internacional do Trabalho e tem sido lembrada no mundo todo. Até então a história era marcada por acidentes de trabalho de graves proporções, sendo o acidente na mina de carvão em Farmington, West Virginia, E.U.A., em novembro de 1968, um marco motivador de discussões (vídeo abaixo). Nesta explosão morreram 78 trabalhadores e devido a magnitude e complexidade do evento as investigações duraram 10 anos. O Brasil também faz lembrança a este dia através da Lei no.11.121 de 25 de maio de 2005, que institui o “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.


Estatísticas oficiais nacionais e também do nosso município apontam alta incidência de acidentes de trabalho, portanto prevenir é fundamental uma vez que as seqüelas físicas e emocionais costumam comprometer ou mesmo interromper precocemente todo um projeto de vida pessoal e profissional do trabalhador, além de impactar na sua estrutura familiar, sobretudo quando resulta em sua morte. Neste sentido que nos unimos à comunidade mundial de trabalhadores e suas instituições no “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho”, para debater sobre tão importante tema.


Confira a programação:


Data: 27/04/2012

Local: Câmara Municipal de Limeira, Rua Pedro Zaccaria, 70.

Horário: 8:00h às 12:00h

 Público alvo: trabalhadores, empresários, profissionais das áreas de medicina ocupacional, saúde e segurança do trabalho, recursos humanos, profissionais de saúde, professores e estudantes da área e afins, e demais interessados no tema

Inscrições gratuitas no local. Compareça!

PROGRAMA

8:00

• Inscrições

• Coffe Break

8:30

Mesa de abertura

• Secretário de Saúde da Prefeitura Municipal de Limeira

• Diretor da Vigilância Sanitária

• Coordenador da Vigilância Epidemiológica

• Coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador

• Coordenador do Grupo Gestor do Programa de Saúde do Trabalhador

• Representante do GRIAR – Grupo Regional de Implantação e Acompanhamento da RENAST

• Representante do Ministério do Trabalho e Emprego

• Representante do Ministério Público do Trabalho

• Representante do INSS

• Representante do CEREST- Piracicaba

8:45

Palestra: Realidade dos Acidentes de Trabalho em Limeira e as Ações do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador

9:15

Exposição dos Acidentes de Trabalho pela Ótica Sindical – Trabalhadores e Patronal

9:45

Exposição INSS – Dados da previdência social sobre os acidentes de trabalho

10:15

Discussão conceitual sobre a compreensão atual do fenômeno do Acidente de Trabalho, o olhar da  vigilância em saúde do trabalhador. Palestrante: Eduardo Buoso – CEREST- PIRACICABA

11:15

Debate

12:00

Encerramento


.......................................

Imagens do dia da explosão na mina em Farmington (novembro/1968)







































Video: Os desafios extras na conciliação da carreira e a criação de filhos(as) com deficiências

Assisti semana passada. Muito interessante!  Existe um antes e um depois do nascimento de um filho e é uma pena não considerar a riqueza des...