Confiram um pouco do evento: 'Secretaria da Saúde faz debate sobre “Dia Mundial em memória às vítimas de acidente de trabalho" '






Secretaria da Saúde faz debate sobre “Dia Mundial em memória às vítimas de acidente de trabalho"
27/04/2012 - 18:00:00
A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Grupo Gestor do Programa de Saúde do Trabalhador, do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Assessoria Departamental de Vigilância Sanitária, realizou nesta sexta-feira, 27 de abril, na Câmara Municipal, o debate sobre o “Dia Mundial em memória às vítimas de acidentes de trabalho”.

“Espero que este evento sirva para o crescimento de todos. Que consigamos evitar mortes, acidentes nos locais de trabalho e vencer esta guerra que vitima muitas pessoas, que é o acidente de trabalho”, citou o secretário da Saúde, Gerson Hansen Martins.

“Este é um debate profícuo. Vamos lembrar as vítimas de acidentes de trabalho para, quem sabe, evitar futuras tragédias. Precisamos trabalhar a prevenção. Eliminando a causa, o efeito cessa. É esta a proposta deste debate”, destacou o vereador Ronei Costa Martins.

“O empregador tem o poder de decidir sobre a utilização de máquinas, ferramentas e também dos acessórios que tratam da segurança do trabalhador em sua empresa. O trabalhador não tem poder de decisão, tem o dever de obedecer comandos da direção; enquanto o empregador deve cumprir e fazer cumprir as normas de segurança, já que é o descumprimento destas normas que causam mortes e acidentes que poderiam ser evitados”, ressaltou Antenor Jesus Varolla, gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Piracicaba.

De acordo com o representante do Ministério Público do Trabalho, da Procuradoria Regional do Trabalho, 15ª Região, Felipe Rovere Diniz Reis, é preciso fortalecer a discussão social. “Há grande disparidade entre capital e trabalho, que pode ser amenizada com a educação. É fato que o trabalhador com mais formação educacional tem menor número de acidente de trabalho, por isso é importante dar oportunidade para os trabalhadores entenderem a complexidade desta questão em debate e buscar soluções”, citou.

Muitos representantes patronais e de sindicatos participaram do evento, que também contou com a presença do vereador Paulo Hadich; do diretor da Vigilância Sanitária, Alexandre Ferrari Augusto; da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria Pereira da Silva; da coordenadora do núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Daniela Cristina dos Santos; do coordenador do Grupo Gestor do Programa de Saúde do Trabalhador (PST), Wilson Nunes Cerqueira; da coordenadora do Grupo Regional de Implantação e Acompanhamento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, Maria Cristina Rubini Teixeira; do gerente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) regional Piracicaba, Antônio Carlos Lima; do psicólogo do CEREST Piracicaba, Luis Eduardo Cobra Lacorte; do engenheiro do Trabalho, Norton Martarelo; e do gerente de Relações Corporativas do Grupo Engep, Ronie César Sartori.

HISTÓRICO
Criado em 1984, no Congresso do Trabalho realizado no Canadá, sindicatos e federações de trabalhadores instituíram o dia 28 de abril como o “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”, iniciativa que ganhou reconhecimento da Organização Internacional do Trabalho.

O Brasil faz lembrança a este dia por meio da Lei nº 11.121, de 25 de maio de 2005. De acordo com dados do Senado, o Brasil gasta até 4% do seu Produto Interno Bruto (PIB) com acidentes e doenças do trabalho. Estatísticas oficiais nacionais e também do nosso município, apontam alta incidência de acidentes de trabalho. Portanto prevenir é fundamental, uma vez que as sequelas físicas e emocionais costumam comprometer ou até mesmo interromper, precocemente, todo um projeto de vida pessoal e profissional do trabalhador, além de impactar na sua estrutura familiar, sobretudo quando resulta em sua morte.

O Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, é uma ação da Vigilância Sanitária do município, no qual é desenvolvido, entre outras atividades, o Programa de Saúde do Trabalhador/PST instituído pela Lei Municipal nº 3.232/2000, tendo seu efetivo funcionamento iniciado em 2009. A missão é atuar em ações de vigilância, prevenção e promoção em Saúde do Trabalhador (prevenção de acidentes de trabalho e adoecimento ocupacional) no âmbito do município de Limeira, de acordo com as diretrizes da Politica Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.

O Grupo Gestor do Programa de Saúde do Trabalhador é um fórum intersetorial e interinstitucional de controle social e tem como finalidade contribuir, assessorar e legitimar as políticas de saúde do trabalhador em Limeira. Este grupo é composto por representantes do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, INSS, CEREST-Piracicaba, Sindicatos dos Trabalhadores e Patronal e Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, garantindo a representatividade e participação de todos os órgãos envolvidos com a saúde do trabalhador.
por Assessoria de Comunicações

Video: Os desafios extras na conciliação da carreira e a criação de filhos(as) com deficiências

Assisti semana passada. Muito interessante!  Existe um antes e um depois do nascimento de um filho e é uma pena não considerar a riqueza des...