Para refletir: "Trabalho e Descanso" colocações de Ana Paula Barros - Blog "Salus in Caritate"

Apresento para os Amigos Leitores uma interessante colocação (não exatamente uma palestra) que eu assisti em um canal do youtube que eu acompanho que se chama "Salus in Caritate" produzido por Ana Paula Barros, Fisioterapeuta, aqui da vizinha Piracicaba-SP.  

Navegando em meu blog há de se perceber que muitas postagens que faço têm muito haver com minha Fé católica, e consequentemente apresentam minha visão de mundo, do trabalho e das pessoas. Considerando que somos um todo, não há como dissociar a vida profissional das nossas crenças e herança religiosa. Obviamente que o ambiente profissional não é um espaço de catequese da forma como muitos entendem no sentido de ficar pregando a Bíblia, "evangelhizando", até para não acabar provocando uma reação inversa :"xi....lá vem o chato...."; é um espaço plural onde temos o dever de respeitar e conviver com as diferenças de crenças existentes e manter o foco no que de fato interessa, ou seja, trabalhar. E a Ana Paula diz algo muito importante em sua colocação de que evangelhizar neste contexto é executar de maneira perfeita o seu trabalho. Na prática sabe-se que o verdadeiro testemunho é silencioso, vem através das posturas que são captadas pelos terceiros, por aquilo que não é dito.

Outra colocação dela que eu acho muito importante é o trabalho como Dom de Deus. Infelizmente na literatura acadêmica na área de saúde e trabalho, sobretudo na área de saúde pública (que tem muita influência dos movimentos sindicais) já se popularizou a definição de trabalho = tripalium, um instrumento de tortura, a luta de classes no capitalismo entre operários e patrão (oprimido versus opressor), ou ainda numa perspectiva bíblica bem reduzida, o trabalho como sendo um castigo de Deus para Adão após a sua expulsão do Paraíso devido a sua desobediência.  Porém existem outras formas que o trabalho pode ser visto e costumo em aulas e palestras apresentar o trabalho pela perspectiva teológica, como missão, vocação e colaboração na criação de Deus. Se observarmos o mundo, as grandes invenções, o avanço da medicina, da engenharia, da informática, quantas maravilhas criadas a partir do trabalho humano. Eu sou de uma geração digamos intermediária quanto ao acesso a informática e algumas tecnologias do universo doméstico em que dá para ter uma visão bem interessante do antes e depois de certas tecnologia, e coisas simplesmente inimagináveis há 20-30 anos atrás temos hoje na "palma da mão" (literalmente!) que facilitam a vida e fico admirando como alguém teve inteligencia para criá-las.  Na área médica por exemplo resgato entre tantas maravilhas que vemos na mídia como transplantes, sobrevivência de prematuros extremos, operações de bebês siameses, uma notícia que na época me encantou profundamente: 

"Hospital público registra cura inédita de raiva no Brasil" ( a notícia é de 2008 e foi menino de 15 anos, atendido no SUS no Nordeste; esta notícia saiu em vários sites na internet)
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3330153-EI298,00-Hospital+publico+registra+cura+inedita+de+raiva+no+Brasil.html

Fala se isso não é um milagre!!!! Sabedoria Divina agindo por intermédio da inteligencia, vontade e Amor pela Vida, de um grupo de profissionais. Não importa muito a confissão religiosa destes profissionais, ou se são ateus, o importante é o Amor a Vida, isso basta para aciona o Divino que todos temos ( a psicologia prova isso), mas nem sempre nos damos conta. 

E claro os pequenos milagres cotidianos, onde no vulgar do trabalho diário melhoramos a Vida que está em nosso entorno. 

Aí fica a questão: frutos bons só saem de árvores boas! Nesta perspectiva como o trabalho é classificado por muitos como "maldição" se é fonte de bençãos para a humanidade???? 

Voltando ao vídeo, há muitas outras colocações muito sábias que é interessante apreciarem através da própria Ana Paula.  Se quiserem saber mais sobre seu trabalho ou fazer contato com a  mesma, encontre-a nas seguintes redes sociais:

Youtube: https://www.youtube.com/user/FtAnapau...

Grupo no facebook :https://www.facebook.com/groups/83774... 

Blog: http://salusincaritate.blogspot.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/salusincarit...

Insta: salusincaritate

Twitter: @salusincaritate



Apreciem!!!!








Grandes Vocações: Roberto Carlos Ramos - Contador de Histórias - Assista esta maravilha de palestra!!!!

Dispensa comentários!!!!
Não via a hora de retomar o blog para postar esta deliciosa palestra!
Mais uma grande História de Vida cujos detalhes nos mostram que para mudar o Mundo podemos começar mudando o Mundo de uma única pessoa! 

Se quiserem conhecer mais de palestrante e contador de histórias Roberto Carlos Ramos:  http://www.robertocarloscontahistoria.com/contador.asp

Há também muita coisa sobre ele na net além de um filme com sua biografia.

Apreciem!!!!





Meu 2015.......


Tempo de cuidar.......


___________________________________________________________________________

Extecamp - Escola de Extensão da Unicamp

     




Tempo de aprender.......

______________________________________________________________________________



DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Tempo de crescer.......

Reflexão : Há um tempo para tudo....Eclesiastes 3,1-11


Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu.

Tempo de nascer e tempo de morrer;
tempo de plantar e tempo de arrancar a planta.

Tempo de matar e tempo de curar;
tempo de destruir, e tempo de construir.

Tempo de chorar, e tempo de rir;
tempo de gemer e tempo de bailar.

Tempo de atirar pedras e tempo de recolher pedras.;
tempo de abraçar e tempo de se separar.

Tempo de buscar e tempo de perder;
tempo de guardar e tempo de jogar fora.

Tempo de rasgar e tempo de costurar;
tempo de calar e tempo de falar.

Tempo de amar e tempo de odiar;
tempo de guerra e tempo de paz.

Que proveito o trabalhador tira de sua fadiga? 
Observo a tarefa que Deus deu aos homens para que dela se ocupem:
 tudo o que ele fez é apropriado em seu tempo. 
Também colocou no coração do homem o conjunto do tempo,
 sem que o homem possa atinar com a obra que 
Deus realiza desde o princípio até o fim. 


Retomando o Blog ou saindo do Silêncio......

Algo que aprendi em pesquisas acadêmicas e sempre falo para meus alunos é que o silêncio também é resposta, o silêncio em algumas ocasiões responde melhor do que as palavras. Depois de muito refletir concluo que meu blog está em silêncio; só quem é mãe, pai, cuidador entende este silêncio. 

Existe aquilo que se quer e aquilo que é possível. Ou aquilo que enquanto grávida se imagina que vai fazer (e já se tem desenhados vários projetos) e aquilo que realmente se consegue fazer após o nascimento. Há o momento de escrever, refletir e o momento de viver. Só há o quê escrever após viver. Vivendo descobri que transitamos entre superestimar e subestimar nossas próprias forças. Vivendo descobri que a maior preciosidade que temos na vida é o Tempo, que passa a ser do outro quando se escolhe ser mãe. 

Este tempo de adaptação em retornar ao trabalho e cuidar de minha filha, que acabou de completar 2 anos, foi muito difícil, cansativo, mas me trouxe muitas reflexões sobre ser trabalhadora e mãe que desejo compartilhar no blog dentro do possível. 

O Tempo...... para um filho, marido, família, vocação eu oferto meu tempo. Por ser oferta é escolha, e mesmo com algum sofrimento sempre há crescimento e novas possibilidades. Mas e o trabalho? Quantas vezes é um tempo roubado e não escolhido? 

O Tempo da mãe também faz o da criança. Em dias de frio, chuva, quando a bebê está meio amuada e tenho que tirá-la do berço quentinho para sair para trabalhar (eu não tenho parentes na mesma cidade e é muito difícil encontrar serviço de babá particular por aqui) fico pensando que a criança se torna proletária junto com sua mãe. É isso mesmo! Ela de certa forma "trabalha" pois faça chuva ou sol tem que acordar cedo e sair junto com a mãe, chega em casa junto com mãe, em tenra idade já tem que entrar no ritmo da escolinha e aproveita tão pouco o aconchego de seu próprio bercinho. Eu ainda tenho o privilégio de ter jornada de 6 horas e morar a poucas quadras do meu emprego, então passo a tarde quase toda em casa,mas mesmo assim sinto.

Há muitos ano eu assistia um documentário sobre a história do vestuário e num determinado momento quando foi abordado sobre o inicio da industrialização em massa de roupas femininas e infantis, a criação de tecidos leves, permitindo seu barateamento e acesso, foi dito algo mais ou menos assim: a roupa industrializada veio libertar a mulher (que até então confeccionava todo vestuário da família em casa) e por consequência libertou a criança que passou a poder brincar pois agora podia sujar as roupas, já que agora era simples a reposição. E com isso a mulher passou a ter também mais tempo para a criança e para outras atividades. Este documentário sempre volta em minha mente e fazendo um paralelo me ponho a pensar no meu trabalho, em tantos tipos e qualidades de relações de trabalho e emprego existem e o quanto a Gestão de Pessoas é importante para a criança, que ela pode aprisionar ou libertar também a criança. 

Eu ainda estou elaborando meus pensamentos.....




























fonte da imagem: http://www.mindfiresolutions.com/blog/2014/02/10/a-working-mothers-perspective/















Que a Sabedoria seja nossa Luz durante 2016.......

FELIZ ANO NOVO !!!!!!!

Video: Os desafios extras na conciliação da carreira e a criação de filhos(as) com deficiências

Assisti semana passada. Muito interessante!  Existe um antes e um depois do nascimento de um filho e é uma pena não considerar a riqueza des...