Oração do Engenheiro Agrônomo

 

 
Creio na Terra, mãe generosa, fonte de vida, trabalho e dignidade humana.
Creio na Agronomia, porque é uma profissão universalmente ligada ao bem-estar humano. 
Creio num Engenheiro Agrônomo inimigo da pobreza rural e sempre sensível aos problemas do campo em seu País.
Creio em um Engenheiro Agrônomo que valoriza a experiência do produtor e confia em sua capacidade, incentivando sua inventividade, pois bem sabe que mais vale caminhar juntos, que servir de apoio.
Creio em um Engenheiro Agrônomo sempre ávido de conhecimentos derivados dos avanços da ciência e da tecnologia, da experiência diária ou milenar; consciente de que elas são armas valiosas na luta por um campo mais justo, e uma próspera e competitiva sociedade rural.
Creio em um Engenheiro Agrônomo que sabe mergulhar suas mãos na terra e semear; mas que também usa seu engenho para buscar desenvolvimento e rendimento para os produtores na agroindústria, no comércio e em tudo o que represente bem-estar para o campo.
Creio em um Engenheiro Agrônomo sempre solidário com a Alma Mater que lhe deu origem e com seus colegas , sabedor da gratidão, lealdade, união e força.
Creio em um Engenheiro Agrônomo empreendedor, que com igual capacidade e compromisso possa desenvolver-se como profissional de estado, com liberdade para exercer sua profissão.
Creio em um Engenheiro Agrônomo que saiba valorizar seu trabalho e exigir uma legislação que corresponda aos seus anseios.
Creio em um Engenheiro Agrônomo que tenha compreendido o valor político e social de sua classe profissional e por ela, seja solidário e participante nas atividades de classe.
Creio em um Engenheiro Agrônomo consciente da responsabilidade que tem sua profissão, de aproveitar com racionalidade e cuidado os recursos naturais, para entregá-los melhorados e incrementados às gerações futuras.
Creio em um Engenheiro Agrônomo orgulhoso de sua nacionalidade e origem, por mais modesto que seja, zeloso pela soberania alimentar e política de seu país, mas universal em seu pensamento sobre oportunidades que um mercado mundial possa oferecer ao produtor e a sua Pátria.
Creio em um Engenheiro Agrônomo honesto, orgulhoso, semblante alto, que olhe direto nos olhos de seus filhos e encontre neles respeito e orgulho.

(Autor: Engº Agr. Sérgio Reyes Osório)
Apresentado no II Congresso Mundial de Profissionais da Agronomia
México 2000


Fonte: http://www.asseagru.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16:oracao&catid=45:internautas

2 comentários:

Video: Os desafios extras na conciliação da carreira e a criação de filhos(as) com deficiências

Assisti semana passada. Muito interessante!  Existe um antes e um depois do nascimento de um filho e é uma pena não considerar a riqueza des...