Dica de livro: "Trabalho e Felicidade: O Livro do Eclesiastes"

Partilho este belo trecho de um livro que acabei de comprar. Temos que alimentar nossa inteligencia não só com o estudo técnico-teórico, mas tbém com beleza. Venho notando de alguns anos para cá que a leitura espiritual tem me ajudado a escrever e criar na esfera profissional em muitos momentos.
 
Precisamos da beleza para criar.

Inspirem-se!

                                                         Daniela


......................................................


O QUE É A SABEDORIA

"Sabedoria é uma forma de conhecimento que deve ser entendida na sua peculiaridade, já que não pode nem deve ser confundida com qualquer outra forma de conhecimento. A primeira distinção a ser feita é entre sabedoria e erudição. Erudição é um acumulo de conhecimentos, em geral feito com auxilio de cursos, leituras, informações de diversos tipos. Sabedoria , porém, diz respeito a um discernimento ou percepção profunda, que só se adquire através da digestão, lenta ou rápida, da experiência da vida. Assim, tanto o erudito pode não ser sábio como o sábio pode não ser erudito. De nada adianta simplesmente viver.É preciso fazer a digestão do que se vive, i.é, remexer e esmiuçar o que se viveu, procurando descobrir o signifcado ou sentido das próprias experiências, ou seja, entender porque certas coisas, ainda que muito boas em si, não deram certo - e o contrário também: porque certas coisas, apesar de muitos dizerem que não eram boas, acabaram dando certo?
(....)
A sabedoria não é necessariamente prerrogativa dos anciãos.É prerrogativa de qualquer pessoa de bom senso, com a capacidade de se libertar de tudo aquilo que impede ou diminui a vida. Ou seja, é a grande recompensa de todos os que não têm nada a perder - tanto o jovem como o adulto e o anciâo. É claro que a quantidade e a intensidade das experiências concretas podem, quando digeridas, levar a uma percepção sapiencial mais ou menos aguçada e penetrante, o que poderia privilegiar o adulto e o anciâo. Contudo, todos podem ter a sabedoria própria de sua idade. E outro fator igualmente inevitável é o sofrimento. Assim como os mais doces frutos amadurecem sob o calor do sol do verão, também nós, talvez por causa da nossa preguiça congênita, só amadurecemos graças ao sol intenso dos nossos sofrimentos, porque é dificil abrir mão de das ilusões, ainda que saibamos que é muito melhor a realidade do que a ilusão. E, mistério que permanece a ser decifrado, resta sempre a questão: porque p sofrimento leva alguns à sabedoria e outros à total insensatez? Questão de perspectiva, de ângulo de visão, de abertura, de disponibilidade, ou finalmente, de humildade para estar sempre aprendendo?"

Trecho do livro: Trabalho e Felicidade: O Livro do Eclesiastes. Ivo Storniolo. Ed. Paulus. 2002. p. 11-13.











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Video: Os desafios extras na conciliação da carreira e a criação de filhos(as) com deficiências

Assisti semana passada. Muito interessante!  Existe um antes e um depois do nascimento de um filho e é uma pena não considerar a riqueza des...