TV Senado-Programa "Em Discussão": "Economistas contestam mudanças nas regras de aposentadoria"

A reforma da Previdência e a pressão do governo para modificar critérios para aposentadoria é uma discussão atual que precisa ser entendida corretamente.

Dizem por aí que uma mentira contada muitas vezes pode passar por verdade, e eis aqui um caso típico. O que se prega na mídia de massa é que a geração presente quem sustenta os aposentados do presente, e que em função das mudanças demográficas da população com projeção de inversão da pirâmide demográfica, com aumento de idosos e diminuição considerável de jovens (e por conseqüência de trabalhadores contribuintes da Previdência) não haveria como sustentar os aposentados do futuro.No entanto quando cursei a disciplina de saúde pública na graduação, aprendi que se trata de um fundo, onde o aposentado de hoje vive da contribuição que ele mesmo fez no decorrer da vida, mais ou menos como vemos em propagandas de previdência privada, onde vc resgata depois de um tempo aquilo que vc mesmo depositou. Em se tratando de um fundo, não faz sentido essa idéia de que não haverá dinheiro no futuro. O fato é que existe má gestão e uso indevido do dinheiro do trabalhador que contribui para o INSS. 


Vale a pena assistir e refletir sobre o assunto.


O link abaixo é um programa da TV Senado em três videos assista pelo Youtube ou no site da TV Senado). 

Vale a pena assistir!

http://www.senado.leg.br/noticias/TV/Video.asp?v=429011&utm_source=facebook







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Video: Os desafios extras na conciliação da carreira e a criação de filhos(as) com deficiências

Assisti semana passada. Muito interessante!  Existe um antes e um depois do nascimento de um filho e é uma pena não considerar a riqueza des...