A Vaidade que Oprime o Trabalhador


Sua paz tem um preço, pois você a conquistou não a troque por qualquer contratempo


Marcela Hipólito

Psicóloga

Limeira-SP


No livro de Eclesiastes 4: 1-16, nos deparamos com um substantivo masculino entre dois femininos, isto é, a opressão, o trabalho e as tribulações. Ora, é assim que o trabalhador se encontra, entre tantas companhias “vaidosas”, porém, sozinho? Solitário na sua particularidade e dominado pelo diferente se deprime, aparentemente as opressões, tribulações, vaidades e invejas, compõem o universo do trabalho. Cabe ressaltar que neste mesmo livro há um texto intitulado: “tempo para tudo”, mas que tempo é esse? O atual? Talvez a “assembléia do povo” tenha dito isto no século III a.C., num tempo de crise, uma época de transição. O povo judeu estava sob a dominação dos reis ptolomeus. Além do tributarismo que explorava o povo com os altos impostos, estava sendo introduzido o sistema de escravidão.


Algo semelhante à composição do passado marca nosso presente (servidão; sujeição; falta de liberdade), porém estas impostas por nós mesmos. A escravidão de si próprio, trás como efeito a tirania, o peso, o jugo, aflição, adversidade, perseguição, desassossego, angústia, sentimento de inutilidade, futilidade, desgosto pelo bem alheio, desejo de possuir o que o outro tem (acompanhado de ódio pelo possuidor). Lembra-se de algum ambiente com essas características? Interno ou externo ou os dois? Acredito que tudo dependerá de nós, o ambiente interno é construído de inúmeros elementos: família, amigos, convicções, crenças, religião, desejos e vivências plurais, no entanto, em determinados momentos ocorrerão “trocas” e você será responsável em aceitar trocar o que tem, visto que ninguém lhe tirará a força, certo? Pensar nos valores que trazemos conosco nos coloca numa situação de valoração do próprio eu, sujeito crítico, que faz escolhas e que se responsabiliza por elas.



Obs: Agradeço a querida Marcela, grande amiga e excelente psicóloga por esta bela reflexão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Video: Os desafios extras na conciliação da carreira e a criação de filhos(as) com deficiências

Assisti semana passada. Muito interessante!  Existe um antes e um depois do nascimento de um filho e é uma pena não considerar a riqueza des...