Dica de artigo: Centralidade das empresas de economia de comunhão

Neste artigo a autora faz uma síntese geral do tema em breve revisão de literatura. Para quem não conhece o assunto o texto proporciona uma boa visão geral dos princípios da Economia da Comunhão. O artigo não apresenta estudo de caso.
Vale conferir 2 quadros esquemáticos nas págs 4 (síntese do tema) e 6 (comparação entre a EdC e a Economia Clássica).
Daniela

Obs: resumo original do artigo

Centralidade das empresas de economia de comunhão

Heloisa Helena A. Borges Q. Gonçalves

SOLTEC/UFRJ

Resumo

A proposta é apresentar a economia de comunhão na liberdade-EdC. Uma experiência de gestão empresarial que nasceu no Brasil em 1991 e se expandiu para cinco continentes do mundo. A EdC toma como base princípios e fundamentos da cultura da partilha, e o trabalho humano como um dos caminhos para a sacralidade, o que se torna um desafio significativo para os empresários que aderem à proposta e atuam numa economia de mercado capitalista. Os lucros, tradicionalmente considerados como propriedade legítima dos patrões ou dos acionistas, tornam-se recursos para um método bem definido que se constitui pela fraternidade universal, pela produção como uma questão ao mesmo tempo técnica e moral e pela interdependência entre produção, consumo e ecossistema.

Artigo na integra acesse:

Revista Cadernos de Administração 3a. ed Jan/Jun 2009
http://www.fsma.edu.br/cadernos/adm_fsma.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Video: Os desafios extras na conciliação da carreira e a criação de filhos(as) com deficiências

Assisti semana passada. Muito interessante!  Existe um antes e um depois do nascimento de um filho e é uma pena não considerar a riqueza des...