Espiritualidade do Trabalho

ESPIRITUALIDADE DO TRABALHO[1]

Um tema atual no desenvolvimento de pessoas nas organizações é a espiritualidade do trabalho e a espiritualidade das empresas. Estes são dois conceitos que se complementam no sentido primeiro da busca do sentido pleno do trabalho humano e das organizações.

A espiritualidade não é sinônimo de religião no sentido doutrinário ou confessional (porém a religião facilita o desenvolvimento da espiritualidade) mas está relacionada com o sentido de transcendência da vida, o sentido profundo de
missão. A vivência da espiritualidade ou o encontro espiritual tem a ver com um
encontro com uma causa, com uma missão que mobilize a pessoa interiormente
renovando ou mesmo modificando o sentido de sua vida. Está ligada também com a descoberta da vocação como pessoa e profissional.

A vivencia da espiritualidade no contexto do trabalho está em direção da descoberta do sentido profundo do trabalho que leva ao auto aperfeiçoamento a fim de contribuir no desenvolvimento e sustentabilidade do mundo do ponto de vista da ciência, tecnologia, meio-ambiente, cidades, etc, e no desenvolvimento das pessoas que estão mais próximas como funcionários, colegas de trabalho, e todos aqueles que mesmo indiretamente se relacionam consigo e com seu local de trabalho: comunidades, famílias, sistemas públicos, entre outros.

Vale diferenciar as diferenças presentes nessa definição:

· Espiritualidade do trabalho: sentido profundo do trabalho humano.

· Espiritualidade no trabalho ou na Empresa: promoção de meios para vivencia da espiritualidade por parte de seus dirigentes e funcionários em
determinada realidade.

· Espiritualidade da Empresa: sentido da existência da empresa enquanto organização e ramo de negócio na sua relação com o mundo e sua comunidade próxima.

A Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho e a Responsabilidade Social estão proximamente ligadas a vivencia da espiritualidade no trabalho, uma vez que a empresas que valorizam a vivencia da espiritualidade prezam pelos valores éticos e humanos, sabendo valorizar a dimensão certa da produtividade e do capital (como meios para a realização o trabalhador e não como fins absolutos em si mesmos).

Na formação de líderes o estímulo a reflexão e vivência da espiritualidade é fundamental uma vez que um dos seus principais papéis é disseminar valores e criar um ambiente com clima propicio a cooperação de maneira autentica para que
ocorra o processo de identificação entre funcionários e empresa. A identificação associada com a percepção de valorização e justiça leva a realização e comprometimento. Para tanto aquele que faz o papel de líder, que é responsável em conduzir e desenvolver pessoas em torno de um objetivo comum, tem que antes de tudo ter claro para si mesmo seus próprios valores éticos e motivações mais profundas.

O tema Espiritualidade no Trabalho e nas Empresas já aparece em pesquisas e estudos sérios em nível científico, o que demonstra que esse é um tema fundamental e não apenas um simples modismo.


[1] Parte da Apostila: SANTOS, Daniela Cristina dos. Liderança e gerenciamento do estresse. Fichamento de aulas. 2008 (mimeo)

Um comentário:

  1. Oi, Dani!
    Quero ser a primeira a comentar :-))

    É fundamental promover a sensibilização às pessoas, em geral, sobre a espiritualidade, uma vez que costuma-se deixá-la de lado, justamente por ser confundida com religiosidade, permanecendo a máxima "religião não se discute".

    Principalmente por ser uma discussão que já adentra a área científica, torna-se ainda mais fácil sua disseminação.

    Seria bom que pessoas/profissionais de outras áreas tenham contato com este assunto para promover uma discussão mais aprofundada.

    Você deu uma "incrementadinha" no blog, não? Parece ter mudado a fonte e a cor do título.

    Um beijo!

    ResponderExcluir

Video: Os desafios extras na conciliação da carreira e a criação de filhos(as) com deficiências

Assisti semana passada. Muito interessante!  Existe um antes e um depois do nascimento de um filho e é uma pena não considerar a riqueza des...