Dignidade do Homem e do Trabalho - Documentos do Vaticano

Meu primeiro contato com artigos do Vaticano no meio acadêmico foi na disciplina Direito do Trabalho, no meu curso de MBA, com a proposta de discutir a encíclica Rerum Novarum do Papa Leão XIII. Admirei nosso professor que nos disse que através deste material queria trazer um pouco dos seus valores cristãos, que ele aplica em seu trabalho e com seus alunos de graduação em administração, bem como nos mostrar que as discussões referentes aos conflitos entre homem x trabalho são antigas, inclusive que apesar do tempo muitas problemáticas não foram superadas.

Independente de doutrina, os documentos do Vaticano sobre as realidades temporais do homem são importantes pelo estímulo a reflexão sobre valores éticos a partir da realidade concreta da sociedade.Inclusive as discussões destes documentos tendem a refletir tendencias atuais de pesquisas academicas. Tem também seu valor histórico pois podemos conhecer as preocupações dos homens e da Igreja no decorrer das gerações. E por fim a influencia política que os Papas exercem no mundo enquanto autoridade.
Como gosto da Espiritualidade do Trabalho é natural o contato com os documentos dos Papas. E a partir do exemplo deste meu professor e lendo algumas pesquisas onde estes textos são utilizados, também tenho introduzido este tipo de material com alunos. E a proposta é convidar ao diálogo, estimulando os alunos a buscarem dentro de suas experiencias e crenças (quando não são católicos) autores e textos similares. O resultado tende a ser muito interessante!
Estarei colocando no blog links para alguns documentos sobre trabalho.

Daniela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Video: Os desafios extras na conciliação da carreira e a criação de filhos(as) com deficiências

Assisti semana passada. Muito interessante!  Existe um antes e um depois do nascimento de um filho e é uma pena não considerar a riqueza des...